Relação entre os sintomas vocais e suas possíveis causas em estudantes universitários

Os sintomas vocais estão presentes em diferentes populações, independente da idade ou da profissão exercida. Por isso, conhecer melhor as demandas vocais desses diferentes grupos de pessoas fundamentam a prática fonoaudiológica e ajudam a subsidiar ações de prevenção de alterações vocais.

Neste estudo epidemiológico desenvolvido em São Paulo, as pesquisadoras realizaram uma caracterização dos sintomas vocais e suas possíveis causas na opinião de 517 estudantes universitários. Além disso, investigaram a associação entre rouquidão, fadiga vocal, pigarro e ardor na garganta com as possíveis causa mencionadas por eles.

Os sintomas de boca seca, garganta seca e pigarro estiveram entre os mais mencionados, e as causas mais citadas foram afecções respiratórias altas, uso intenso da voz e o tabagismo. Ao associar os sintomas e suas possíveis causas, observou-se que não somente os aspectos de saúde e os relacionados diretamente à voz interferem em sua produção, como também o meio externo e os hábitos parecem influenciar no surgimento de sintomas vocais, na opinião desse grupo de estudantes da pesquisa.

Para ler o artigo na íntegra e saber mais sobre seus resultados, clique aqui.

Ferreira LP, Guerra JR, Loiola CM, Ghirardi ACAM. Relationship between vocal symptoms in college students and their possible causes. Int. Arch. Otorhinolaryngol., 2012, 16(3): 306-3012.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Adoraria saber o que achou. Comente!x

FALTA POUCO…

50%

Falta Pouco!

Digite seu nome, telefone e o endereço de e-mail que
você utilizará para acessar o Fale & Encante