Fazer uma apresentação impactante ou dar uma palestra que cative a plateia não depende somente de desenvoltura para falar em público. É preciso ter o cuidado de preparar e planejar a mensagem que você deseja transmitir. É nessa hora que muitas pessoas se sentem perdidas e se questionam por onde devem começar. Para auxiliar nessa tarefa, guarde estas 4 perguntas básicas que você deve se fazer para estruturar a sua apresentação em público. Confira as dicas:

1) Quem?
O seu público é o principal foco de sua apresentação. É a ele que se destina a mensagem que você irá transmitir. Por isso, o primeiro passo é identificar e conhecer o seu ouvinte: qual a sua faixa etária, seu nível de conhecimento sobre o assunto, qual a situação em que ele se encontra na ocasião de sua palestra, o que ele espera de seu conteúdo e outras informações que forem necessárias para você entender e se aproximar desse grupo de pessoas que irá ouvir o que você tem a dizer. Isso irá facilitar a estruturação do conteúdo da mensagem e também a adequação da sua fala ao tipo de público que estará presente em sua apresentação.
2) O que?
Definir o seu tema é a base para toda a estruturação da sua apresentação. Tenha claro em seu planejamento qual é o assunto principal da palestra e quais os conhecimentos, experiências e informações que você pretende compartilhar a partir da temática escolhida. Assim você poderá estruturar os conteúdos, organizando a introdução, o desenvolvimento e a finalização da apresentação. Esta estruturação evita que as ideias fiquem desordenadas, permite que o ouvinte acompanhe melhor o seu discurso e isso pode aumentar o interesse e a atenção, assim como a retenção do conteúdo apresentado.
3) Por quê?
Tenha sempre em mente qual é o propósito de sua palestra. O seu objetivo é o seu alvo, ou seja, ele mostra onde você quer chegar ao expor a sua mensagem. Ter um objetivo claro ajuda tanto na preparação do seu conteúdo e na organização das ideias, como também facilita a compreensão por parte do seu público. Nos casos em que você é convidado a proferir uma palestra em um evento específico, procure também compreender qual o objetivo central desse evento para que, assim, você desenvolva uma apresentação que esteja de acordo com a proposta geral.
4) Como?
Agora que você já conhece o seu público, delimitou o seu tema e sabe qual o propósito de sua apresentação, chegou a hora de detalhar como você pretende transmitir a sua mensagem: qual o formato de sua apresentação (aula, palestra, oficina, treinamento, entre outras modalidades); quais os recursos audiovisuais que serão utilizados; quais os materiais necessários para a sua execução e como você irá fazer uso destes recursos no tempo estabelecido para o desenvolvimento da sua mensagem.
Com essas 4 perguntas fundamentais você poderá roteirizar qualquer tipo de apresentação em público, tornando muito mais fácil o planejamento e a organização da sua fala. Este é o primeiro passo para transmitir uma mensagem clara e objetiva ao seu interlocutor. Experimente!